segunda-feira, 23 de abril de 2012

Planejamento financeiro para a vida, dúvidas.

Amigos investidores, gostaria de saber como vocês encaram o planejamento financeiro da vida de vocês, em relação a busca da independência financeira, está bem claro. O que queria saber é: Todos já possuem casas, carros, e só estão preocupados agora com a Independencia Financeira? Acredito que não, sendo assim como fazem esse planejamento? Primeiro aportar tudo o que puder, morar com os pais como o Pobretão conseguir a I F e somente depois comprar bens materiais?





Fiz uns cálculos onde coloquei objetivos de curto, médio e longo prazo e os aportes necessários ficaram pesados em. Se fosse somente para conseguir a I F, até que não seria muito dificil de se conseguir, em um prazo de uns 18 anos, me aposentando com 42 anos. Mas para ter tudo o que queria, com 42 anos seria muito dificil. As fotos acima é um pouco acima do que desejo, não preciso de tanto para suprir meus desejos, mas não deixa de ser um sonho, rsrsrs. No meu planejamento os bens materiais são um pouco inferior.
Enfim, gostaria de ver o planejamento de vocês.

Grato desde já.

38 comentários:

  1. Olá HS!
    Eu estou financiando um apto.
    Como eu e a patroa temos fundos de garantia, optei por financiar o máximo possivel, para ser pago o máximo possível com o dinheiro do fundo de garantia ao longo dos anos.O Juros é 8% bruto ao ano aproximadamente.

    Pretendo ter um apto confortável bem próximo ao trabalho (estou financiando), um carro que não quebre (por enquanto ele está blz e quitado) e poder ter uma grana para cuidar de um filho (em breve....). Só isso. Moto é muito perigoso.

    O que sobrar, vou utilizando na independencia financeira. Tento guardar 10% além dos 15% que vão para o plano de previdencia multipatrocinado todo mês.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal você esta fazendo as duas coisas ao mesmo tempo, buscando a IF e comprando os bens materiais para melhorar sua qualidade de vida.

      Valew pelo comentario!

      Excluir
  2. Olá HS.
    Eu hoje possuo um AP e um terreno quitados. Foram comprados logo que eu comecei a trabalhar, queria investir e não conhecia nada de Bolsa. Dei sorte pois a compra foi feita antes do boom dos imóveis. Quero um AP maior mas com esses preços não arrisco comprar nada agora. Minha esperança é que essa queda de juros chegue aos imóveis e eu possa financiar o AP dos sonhos com uma taxa atraente.(5% a.a!? ahh que sonho!!!) Carro também já temos um confortável, espaçoso, AT e agora acho que só falta a IF mesmo. Diria que eu fiz o contrário da maioria. Primeiro comprei o que precisava e depois comecei a juntar dinheiro.
    E moto é um sonho que preciso vencer o cagaço pra realizar rsrs

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Holding Scott... O Imóvel pode fazer parte do projeto de IF, pois é um bem que pode sofrer valorização.

    Agora carro... realmente é um bem para melhorar (ou não) a sua qualidade de vida e se torna um gasto, a não ser que vc ganhe dinheiro com ele.

    Eu ainda não tenho nada disso no meu nome, mas estou repensando a minha vida e novidades podem surgir em breve...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que mesmo sendo um grande passivo, pretendo gastar uma boa grana em minha vida com carros e motos, mas quero que essa grana seja uma pequena % comparada ao meu patrimonio.

      Excluir
  4. Além dos meus investimentos, tenho um carro bom e imóvel quitado.

    Carro eu concordo que são apenas gastos. Mas tá dentro da minha cota de qualidade de vida. Não pretendo voltar a andar de ônibus nem a pau.

    Já o imóvel, não concordo que são apenas gastos. Comprei o meu e demorei 4 anos para pagar. Comprei no início da super valorização. De lá pra cá o imóvel dobrou de preço. No final das contas, paguei 70% do preço que ele vale hoje (valor do imóvel + reformas + armários para deixar do jeito que eu gosto). Além disso, deixei de pagar, apenas nesses 4 anos, R$ 70.000 com aluguel.

    Tudo bem que se eu não tivesse comprado esses bens eu já estaria na frente do viver de renda no ranking do probetão. Mas como não foi o caso, estou lá em 10º lugar. Mas não importo com isso, se importasse, era só vender meu ap e meu carro e pronto, dinheiro no bolso. Mas na real, não faço isso nem a pau. Quero viver bem é a vida inteira, e não só quando chegar nos 90 anos....

    Mas como disse o TraderLP, também quero comprar um ap maior. Mas isso é plano para daqui 2 ou 3 anos.

    O importante é o meio termo, fazer tudo que tem vontade e também juntar dinheiro pro futuro. Já vi gente nesses blogs falando que tem centenas de milhares de reais, morre de vontade de comprar um ipad de 2 mil reais mas não tem coragem. Assim pra mim não tem graça. Acho o seguinte, no início do mês, bota a cota de investimentos. O que sobrar é pra torrar.

    ResponderExcluir
  5. Tenho meu apt, financiei e quitei em 3 anos no inicio da minha carreira, só depois fui pensar em juntar dinheiro mais seriamente, enqto juntava tive carros, motos, viajei, fiz de tudo um pouco, não deixei de viver só p juntar dinheiro e não deixei de juntar dinheiro só para gastar sem pensar, para não ficar contando centavos e deixar de fazer o q gostava eu optei por alavancar meu emprego/profissão, buscava ter bons salarios, sendo bom profissional conseguimos negociar beneficios como participação nos lucros e 14º. Hj não tenho carro por opção, não faz falta, mas sinto falta de andar de moto, essa da foto me deixaria muito feliz (e provavelmente arrebentada) :)

    Atualmente enqto batalho a FI do maridão tb estou planejando meu segundo imovel p destravar o FGTS dele, de quebra temos um 3º imovel, o da familia dele, q um dia quem sabe a gente vende, e pela localização o valor garantirá a compra de uns 4 imoveis pequenos p aluguel, ou seja, tudo devidamente planejado, e continuamos vivendo, viajando e curtindo a vida no presente.

    Faça seus planos, tenha metas,cuide do seu dinheiro da forma correta, não dá p ter Ferraris, Helicopteros, a não ser q vire um empreendedor de sucesso, mas dá com uma vida mais simples ter tudo que deseja, não se esqueça de incrementar a profissão enqto está guardando o dinheiro, isso faz diferença!
    BJ$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh isso ae. O que realmente preciso eh conseguir um emprego em minha area de formação e buscar um melhor salário. Foda que ja mandei vários curriculos e ate agora nada. Por enquanto vou trabalhando na empresa de um amigo ajudando na parte financeira e ganhando um salariozinho para somar a minha mesada e aportar mais!!!

      :D

      Excluir
  6. Bem o meu plano é simples, comprei o meu apartamento no inicio do boom imobiliario o preço dele na época era 175 mil, e vai ficar pronto em junho de 2012, ele ja vale 320 mil, pretendo compra outro no centro do Rio na área do porto olímpico pois lá os terrenos ainda são baratos, o meu carro é ford 1996, poderia compra um 0Km, mas optei em mante-lo, mas vou ter que comprar um novo atéo fim do ano, pois não quero passar vergonha no condomínio, o apartamento ja esta quitado, e depois de resolver os tramites burocraticos, e mudança, eu pretendo voltar a minha atenção para a abertura de minha empresa, para aumentar a minha renda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord,
      Passar vergonha no condomínio? Eles por acaso, pagam suas contas?

      Excluir
    2. Interessante, esta muito firme em seu planejamento. 99% da população brasileira ja teria comprado outro carro.
      Parabéns

      Excluir
    3. Sem falar da pressão aqui dos colegas de trabalhos, os caras estão andando de Honda civic e eu de trem, ele ficam me sacaneando....kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. A vergonha jamais deverá ser sua! A questão, é: o problema não é seu que mora em um bom condomínio, e tem um carro velho mas deles que moram no mesmo condomínio que você que tem o carro velho! Se o carro for o parâmetro era para eles estarem morando em lugares muito mais "TOPS".

      Excluir
  7. olá HS,

    Não tenho nenhum imóvel, no entanto, tenho uma 250cc zero que eu comprei faz mês passado.
    Minha intenção é juntar dinheiro por mais alguns anos, e tentar comprar uma casa. Apartamento nem pensar. Quem sabe um terreno de alguns hectares.
    Minha família tem um pequeno sítio, que acredito que quando eu herdar vou aumentá-lo já que fica bem perto da cidade e também gosto da vida de "pé vermelho".

    Etta James, acho que você gostaria de andar na Fazer, logicamente não é uma Ducati, mas não deixa você na mão.

    Carro, tenho um que meu avô me deu. Um gol "quadrado" 1.0 1992. É ótimo quando preciso sair com a patroa e está chovendo, de resto, só saio com a moto.

    Não fique desmotivado, muito pelo contrário, se eu fosse você, juntaria uma graninha, comprava um veículo a vista, juntava mais um pouco, compraria um apartamento financiado ou uma casa no meu caso, financiado em 4~5 anos e pronto.

    Conforme você vai ganhando um dinheirinho extra vai trocando os carros e motos até você ficar satisfeito.

    Gostaria de comprar uma Harley Davidson 1200cc Night Rod Special, mas como não contava com R$45.000,00 na conta e não conseguiria esse valor num curto prazo, comprei a minha moto, mas quem sabe daqui a alguns anos. =D

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Estagiario, nem me fale em moto, coça a mão só de pensar, vontade louca de pelo menos dar uma volta com uma, acho q vou alugar na minha prox viagem p fazer uma trilha, ultima vez q fiz isso atropelei um cavalo :S kkkkkk

      Excluir
    2. Morri de rir com a parte de atropelar um cavalo!!!XD
      Quem se machucou mais,você ou o cavalo?XD
      E Lord,a Harley Davidson está passando por algumas dificuldades.Se bobear,vai restar as motos que vão se tornar clássicas (e subir de preço pra caralho;) )

      Excluir
    3. Rafa, dei sorte por ser uma curva e estar com velocidade mais baixa, o único estrago foi no bolso, tive q pagar o que quebrei na moto :P

      Excluir
    4. UHuhauhauhahu...

      Trilha é muito bom, mas como vivo cercado de mato todos os dias, prefiro uma moto custom e uma pista.

      Etta, você que gosta de cervejas, tem alguma dica de cerveja tcheca ?

      Uta!

      Excluir
    5. opa, cerveja tcheca (não sei pq, essa palavra me faz rolar de rir), vamos lá, as que eu gosto:
      - 1795 e 1795 Dark
      - Czechvar
      - Eggenberg Lezak (considero uma das melhores, mas todas Eggenberg são muito boas)
      - Bernard Dark ou Amber (são demais)
      - Diva (levinha, muito boa)

      aí vc tem q ver o que prefere, uma mais forte, consistente, opte pelas Darks, se prefere mais leve tipo pilsen opte pelas claras, se nunca tomou uma Tcheca inicie pela Eggenberg

      Mr Scott... usamos sua sala para bate papo, desculpe, atualmente sou sem teto e vou acampando em sala alheia rsrsrsrsrs
      beijos

      Excluir
    6. Scott, me desculpe mas já cheguei e sentei no sofá.

      Estava em um churrasco de alguns amigos dos meus pais e subitamente apareceu um químico, que além de ser da inspeção de qualidade de cervejarias é um exímio apreciador de cervejas de todas as partes do mundo. Ele ao ver tomando a Stella e Heineken (que para mim são as cervejas que mais gosto) se referiu a uma cerveja tcheca. Não me lembro qual é, mas ele disse que é para procurar rótulos e garrafas esverdeadas que são as que tem um teor de amargor médio/alto.
      Não preciso dizer que meus olhos brilharam e que peguei o cara para cristo o churrasco inteiro.

      Acho que a resposta vai ser não, por você morar na capital, mas você compra suas cervejas via internet ? Tem alguma boa indicação de site para compra ?

      Uta!

      Excluir
    7. rsrsrsrsrs

      Pessoal fiquem a vontade para discutir sobre o post, sobre cervejas, qualquer coisa, sempre se aprende com qualquer tipo de discussões.

      Abraços

      Excluir
    8. Estagiário, meu avô tambem tem um sitio, muito bem localizado e que tem se valorizado muito. Minha avó ja quer que reparta com os 4 filhos enquanto meus avós ainda estão vivos, e minha mãe ja disse que quando ela herdar a parte dela vai me dar pelo menos metade, para ajudar a construir minha vida. Acho que nos proximos 10 anos possa entrar uma grana boa para me ajudar. Mas quero tocar as coias como se nada fosse mudar, e quando eu receber de verdade, penso no que fazer. Por enquanto vamos aportando pouco, mas firme!!! rsrs

      Excluir
    9. Mr Scott, me esparramei no seu sofá, por favor, sirva uns petiscos ok?

      Estagiario, bem q meus pais podiam arrumar amigos q falem de cerveja, mas só falam de dinheiro, q coisa! Então, se ele falava de amargor médio para alto, então são outras:
      - Zlatopramen
      - Pilsner Urquell
      - 1795 (mas não a dark)
      - Budejovicky

      Essas são muito boas tb, apesar de q alto amargor eu não curto tanto, prefiro as de baixo-medio, mas com sabor de lupulo acentuado.

      Qto a site on line, acertou, eu nunca comprei, mas o brejas (http://www.brejas.com.br) recomenda alguns, dá uma olhada lá:
      http://www.brejas.com.br/comprar-cerveja-internet.shtml

      E qto a Heineken e Stella, bem... passo a vez rsrsrs
      beijão

      Excluir
  8. Eu tive a TREMENDA sorte de herdar um apartamento antes de qualquer familiar morrer.Tenho uma moto de 125cc (o suficiente pra mim) não pretendo ter filhos (tô na dúvida se faço vasectomia ou não) e a não ser que eu dê MUITA sorte de achar uma mulher como a Etta (que não seja casada-/-) não vou me casar.
    Quando atingir a IF,quero um apartamento melhor (já me desacostumei a morar em casas!XD) e como eu não gosto de carros,eu só trocaria minha moto por uma mais potente.Acredito que eu esteja com sorte!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, faça vasectomia sim! Eu recomendo! Não doi, o pós operatório é super tranquilo (desde que vc fique uns 2 dias em casa) e o principal, o desempenho melhora, rsrs!

      Excluir
    2. Rafael que moto voce sonha comprar?
      Hoje eu compraria uma Hornet. rsrs

      Excluir
  9. Vasectomia está nos meus planos também.

    Pretendo andar a vida toda de táxi, pois sai bem mais barato e não vai me dar dor de cabeça com vistoria, IPVA, seguro.

    Casa já tenho herdada, mas mesmo se não tivesse não compraria. Acho que temos uma bolha imobiliária se formando e sou funcionário público. Tenho segurança para pagar meu aluguel.

    Quero que o capital se multiplique, por isso não vejo vantagem em comprar carro ou casa.

    ResponderExcluir
  10. Olá Holding!

    Tenho um apê quitado e um carro popular usado. Tudo comprado na corrida dos ratos, mas tudo quitado. O apê é mais que suficiente pra patroa e eu, o carro é um mal necessário, já que na minha região o transporte público é um lixo.

    Em breve deverei trocar meu carro pra fugir de manutenções mais pesadas. O próximo será casamento, ficarei o maior tempo possível com ele.

    Pretendo comprar uma Shadow 750 ou uma outra custon de média cilindrada, mas somente após a IF.

    Não terei filhos, já fiz até vasectomia, então minha necessidade de dinheiro não aumentará muito.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu vizinho tem uma Shadow, muito massa. Penso em ter uma mais esportiva ou uma suzuki boulevard.
      Vamos ver quando eu tiver possibilidades como vai estar meu espírito. rsrsrs

      Excluir
  11. Bela casa, belo Camaro, bela moto!
    hahahaha
    Quem na casa dos 20 não quer ter isso?

    Botei seu blog na minha lista de blogs q sigo! (lá no final do meu blog)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz vou te add tambem.

      E na casa dos 30, 40, 50 anos sera que não querem tambem?

      rsrsrs

      Excluir
  12. Primeiro quero sair do emprego e malhar duas vezes por dia.

    Segundo continuarei investindo.Não gastarei todos os dividendos para reinvestir.

    Com isso poderei até comprar alguns luxos, pagar por alguns serviços extravagantes. Mas o objetivo maior é parar de trabalhar. Coisa que deve acontecer daqui uns 10 anos.

    ResponderExcluir
  13. Sai mais barato alugar uma mansão do que comprar. Com mulheres é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa as imagens principalmente a da casa,, vc poderia me passar onde tirou a imagem desta casa?

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  15. ITM
    http://www.ionline.com.br/fotos-de-casas-bonitas-modernas/

    Ta querendo construir? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto não, mas em 2017 talvez! rs

      Valeu, obrigado!

      Abços

      ITM

      Excluir