segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fechamento de Dezembro 2011

2011 chegou ao fim e vamos aos resultados.


Erros: até Julho de 2011 eu estava 100% em ações e resolvi adotar a alocação de ativos, que deveria ser feita gradativamente, porém não consegui controlar o emocional e acabei em Agosto e Setembro vendendo ações no fundo para alocar em FII e RF, devido a isso obtive um resultado muito ruim. Mas esse erro ficou para traz, agora vou seguindo o planejamento e deixando o emocional de lado.

Proventos de Dezembro: 48,83


Apesar da baixa rentabilidade em 2011 tive aportes acima do projetado, sendo assim estou próximo a minha meta!!!

Investindo e se divertindo sempre!!!!!

Peço aos amigos investidores que me ajudem com o item 4 das minhas metas para 2012.

Grande abraço!!!

4 comentários:

  1. Olá HS. Estou feliz por você estar atingindo sua meta.
    De vez em quando somos vítimas do descontrole emocional. Isso é normal. O lado bom é que vamos aprendendo com o tempo.
    Sobre o item 4, não entendo nada de consórcio pois fico longe dessas coisas rsrs. Tudo que é pocote me repele. Você diz que quer juntar dinheiro. Qual o prazo? Se for de até dois anos de repente este dinheiro poderia ser alocado em títulos atrelados a SELIC. Os consórcios fornecem alguma vantagem?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Entaum AP o que eu quero é ir juntando dinheiro para comprar uma moto, ou trocar o carro, enfim ter uma reserva para compra de bens materiais, porém se eu for guardar uma grana para isso, investindo em RF por exemplo, vou querer q essa grane fique junto da bola de neve e não vou querer sacar a grana quando necessário.
    O consórcio seria como uma obrigação para guardar dinheiro para compra de bens, onde todo mês vem um boleto a ser pago, e eu não iria ver quanto $ tenho, apenas iria ir pagando...
    Vantagens ao meu ver: obrigação de poupar, possibilidade de dar lance e conseguir o valor para compra do bem, menor taxa a.a comparado a financiamentos...
    Desvantagens: taxa de adm de aproximadamente 0,35 ao mês, sim é alta.
    Já fiz um consórcio uma vez, e deu tudo certo.
    Por enquanto não estou vendo outra opção para este meu objetivo, por isso quero a opinião dos amigos!!!

    ResponderExcluir
  3. Holding,

    eu ficaria fora de consórcio.

    Para montantes até 20.000, prazo curto de investimento, a velha poupança quebra o galho e é isenta do imposto de renda.

    O objetivo é poupar e não investir, portanto, separe este dinheiro e guarde na caderneta. Fácil para sacar e juntar.

    Será um ótimo teste de disciplina para você. Terá que resistir a tentação de sacar antes do tempo. Se quiser ser um investidor de verdade terá que aprender a controlar as emoções e saber que nem todo o dinheiro tem que ser investido. Muitas vezes a vantagem da liquidez num prazo curto fala mais alto.

    Bons investimentos e boa poupança.

    ResponderExcluir
  4. O G65 já disse tudo. Tem que aprender a lidar com a disciplina. Isso é requisito de qualquer investidor. Tem que ser capaz de ver o saldo da poupança e aguentar firme. Você quer pagar 0,35% ao mês por causa disso? Se quiser deixe o dinheiro comigo que eu cobro só 0,2% kkkkkk.
    Se tiver um prazo razoável de 2 anos juntando, pode ser poupança e também você pode abrir uma conta em uma corretora que não cobra para o Tesouro Direto. A vantagem da poupança é a liquidez e a simplicidade. O Tesouro Direto talvez não seja vantajoso por causa do imposto de renda, mas pode ser que seja. Mas qualquer coisa vai ser melhor que esse consórcio.

    Abraços

    ResponderExcluir