terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Consórcio x Poupança

Estabeleci como meta para 2012 fazer um consórcio com o objetivo de poupar dinheiro para compras futuras de bens materiais... Mas graças aos amigos blogueiros (G 65, O Investidor e Além da poupança) vi que existe uma maneira mais simples e eficiente de cumprir esta minha meta.
Antes dessa decisão andei pesquisando sobre poupança e consórcio, os dois ao meu ver apresentam vantagens e desvantagens, e consegui achar uma situação para cada, onde estes se apresentam como a melhor opção ao meu ver.

Situação 1: Uma pessoa que objetiva apenas poupar uma grana mensalmente.

Situação 2: Uma pessoa que necessita comprar um bem, tem o dinheiro para dar entrada, mas não possui o restante.


Melhores opções: 
Situação 1: Poupar na caderneta de poupança, pois é isenta de impostos de renda, alta liquidez e simplicidade.
Situação 2: Pegar a grana da entrada da compra do bem, e dar um lance em uma carta de crédito (consórcio), afinal a taxa de administração do consórcio é muito mais barata do que qualquer financiamento CDC ou Leasing que se encontra por aí.


Como hoje me encontro na situação 1, acabo de abrir minha poupança e poupar R$: 150,00 


Grande abraço a todos!

10 comentários:

  1. Olá Holding,

    ótimo que se decidiu. Agora vem a parte mais difícil que o colocará à prova o tempo todo: disciplina.

    Perceberá que a maioria de nós, mesmo investindo em bolsa, imóveis ou negócio próprio continuamos atados a caderneta de poupança. No meu caso é o famoso dinheiro para as emergências. Estas emergências poderão ser doença, viagem, lazer, oportunidade momentânea...

    O montante guardado na caderneta geralmente não é muito, cada um tem um critério. No meu caso 4 vezes o meu salário já está de bom tamanho. O dinheiro poupado a mais é investido.

    Bons investimentos e poupança.

    G65

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post, e parabéns acho que fez a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo G65 agora o segredo é ter disciplina, vou postar todo mês junto dos aportes na carteira de investimentos os aportes feitos na poupança também...

    Anonimo obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Acredito que você fez a melhor escolha, parabéns!

    Além de treinar sua disciplina, vai ficar longe do monstro da taxa de administração.

    Siga determinado e faça os aportes mensais religiosamente, encare isto como: pagar a si mesmo (é um conceito tirado de um livro ótimo que estou lendo, chamando O Homem mais rico da Babilônia, conhece?)

    Seria como se pagar pela determinação, trabalho, esforço e etc.

    Grande abraço e volte sempre no meu blog, virei sempre aqui acompanhar seu sucesso!

    Abs, MTD (www.meusinvestimentostodomes.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Valew MITM, já li esse livro sim, realmente muito bom!

    te add aos favoritos para podermos trocar ideias abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Holding scott. Eu coloquei meu blog já na ativa estou aprendendo aos poucos. Segue o endereço. Te coloquei também nos links.

    http://vidaruimdepobre.blogspot.com/

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá HS.
    Muito interessante o fato de você ter criado uma poupança, isso demonstra que você tem e terá que ter disciplina em colocar todo mês o santo dinheirinho reservado para você.
    No entanto estou lendo um livro da coleção do Pai Rico, que pode lhe dar mais uma alternativa que também não deixa de ser interessante.
    Ao invés de você guardar diretamente este dinheiro na poupança, ao invés disso, você poderia investir em alguma coisa todo o mês, e fazer o resgate dos juros que você conseguir deste investimento.
    Achei interessante porque apesar de demorar um pouco mais para você conseguir o que você gostaria, no final, você teria um passivo, que seria o que você quer comprar, e um ativo, que seria o dinheiro investido, além de logicamente aumentar um pouco seu investimento.

    Bom, fica ai uma dica de amigo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Holding Scott,

    Bem ia postar o mesmo que o Estagiário... rsrsrs... enfim boa dica Estagiário. o mais difícil é manter a disciplina com os aportes.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Valew amigos pelas dicas. Assim que conseguir juntar um valor maior na poupança vou procurar uma rentabilidade maior, por enquanto manter a disciplina e ir aportando regularmente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. A não ser que você tenha a sorte de ser o primeiro beneficiado no consórcio,até a poupança é mais vantajosa que um.Consórcio é uma das três maiores furadas dos bancos ( juntos com fundos de investimento com alta taxa de administração e títulos de capitalização )

    ResponderExcluir