quinta-feira, 1 de março de 2012

Fechamento de Fevereiro 2012


Proventos: R$: 56,24
Patrimônio Investido: R$: 24.431,00


Aporte na Poupança: R$: 840,00
Total Poupança: 997,00


Pessoal esse mês aportei mais na poupança do que na minha carteira de investimentos, porém aportei um pouco mais do que o projetado na carteira de investimentos, a poupança esta sendo formada visando compras futuras de bens materiais. Esse mês fiquei muito feliz com a soma total que consegui guardar, porém fiquei meio frustado pelo valor que coloquei na Holding, vendo que meus amigos blogueiros investidores tem aportado o máximo possível, e eu poderia ter aportado mais.
O que vocês acham, estou no caminho certo colocando esse valor na poupança ou acham que deveria ser feito de uma forma diferente? Não quero discutir rentabilidade de poupança, apenas se estou certo em me preocupar com compras futuras, ou deveria colocar toda a grana visando a independência financeira, que deve ocorre la pelos 45 anos de minha vida. Mas estou preocupado com as compras que terei que fazer nesse meio tempo, dos 24 aos 45.... rsrsrs conto com a opinião de todos.

Abraços.

16 comentários:

  1. Força, eu também coloco menos de 500 reais por mês, também estou iniciando nos investimentos...

    aos poucos chegaremos lá. um abraço

    ResponderExcluir
  2. Tudo depende do que você quer comprar e quando será este momento. Se você aportou este valor é porque acredita que foi o mais sensato. Continue com a sua estratégia.
    Temos que viver a vida também. Não adianta aportar tudo de uma vez na bolsa e deixar de desfrutar o nosso suor. Se não aportar na renda variável hoje, fique tranquilo. O mercado não irá fugir. Ele estará esperando amanhã.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Se for aportar na poupança visando uma retirada para compras futuras em um prazo inferior a 6 meses seu raciocínio está correto. Agora se o prazo for maior e você não sabe onde aplicar e resolveu deixar na poupança enquanto decide, seu raciocínio também está correto. Estude um pouco sobre CDBs, LCIs e Tesouro Direto. Agora só não dá pra vegetar na vida e pensar somente em economizar, aí você não vive. Comprar faz parte, desde que seja compatível com o seu bolso.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Não tome os demais blogueiros com referência de valores de aportes. O importante é fazer o seu melhor dentro da sua realidade, cada um tem a sua, alguns são mais velhos que você, já estão em outra etapa da vida financeira. Fazer pequenas compras de vez em quando é até saudável porque vai te estimular a continuar poupando sem se sacrificar tanto, neste início de ano também me presentiei com algumas coisas que desejava a bastante tempo, agora retomarei os investimentos renovado. Sucesso e bom proveito do que você adquirir (não compra passivo muito grande hehe). Valeu !

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, foque no seu objetivo e se ele esta sendo cumprido, não vejo o porque de não separar uma grana por fora , para realizar algumas necessidades materiais. O importante é você estar satisfeito com os seus resultados e se manter dentro do caminho para alcançar o objetivo principal.


    Abços
    ITM

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelos comentarios meus amigos...

    ResponderExcluir
  7. Ola HS
    Faco dos comentarios acima as minhas pelavras. Nao compare nem te preocupe com os aportes dos demais blogueiros. Cada um na sua realidade. Se o que vc esta aportando esta dentro do seu planejamento, isso eh o que importa.
    Sobre colocar na poupanca para compras futuras, minha opiniao e eh como eu faco eh, sobrou eu compro alguma acao. Nao importa se eh pouco, se nao esta no melhor momento, se a corretagem proporcionalmente com o valor ficara alta...o que importa e eh o que sempre tento focar eh a disciplina. E para mim funciona bem assim.
    Parabens e abraco.

    ResponderExcluir
  8. Olá HS,
    Fazendo de todos os comentários acima o meu.
    Não coloque os blogueiros como uma linha a ser seguida. Você não vai perder seu pâncreas por causa do aporte na poupança para comprar alguma coisa, afinal, isso já é um método de investimento a longo prazo.
    Criar passivos é bom, contanto que você tenha dinheiro para fazer isso à vista (passivo ruim).
    Você tem disciplina, então acredito que você está fazendo a coisa certa.
    Mas lembre-se sempre de tentar sempre aportar mais, seja onde for, por que ? Faz com que o seu cérebro trabalhe para isso, deixando-o mais forte e resistente.
    Uta e prosperidades!

    ResponderExcluir
  9. Olá Scott,

    casa investidor blogueiro tem uma realidade diferente além das necessidades serem muito distintas. Garanto a você que nem todos aportaram tudo em bolsa de valores e muitos curtiram o carnaval, seja em casa, pulando ou fazendo um belo retiro numa praia tranquila ou numa agradável região montanhosa.

    Não se fixe em investimentos, deixe que eles façam parte de sua vida assim como outra atividade saudável como esporte, cinema, teatro, música, leitura ou até mesmo ficar de bobeira curtindo preguiça e contando piadas.

    Você é jovem e nada melhor que o tempo para dar uma boa força para que seus investimentos se frutifiquem no futuro. Sugiro então que aporte pelo menos um valor mínimo, que poderá estipular de acordo com sua realidade e o restante garantir consumir o que deseja. Ou seja, garanta um padrão de vida com 90%, 80% ou outro valor e o restante vai para a bolsa. Viva com, por exemplo os 90% e planeje os consumos que desejar, viagens, etc. Caso começe a ficar apertado, reveja o seu trabalho, a sua fonte de renda. Há como melhorar a fonte de renda com algum curso, dedicação mais acirrada, etc, então vá em frente.

    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
  10. Valew G65, sempre com ótimo comentários!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que você fez muito bem Scott, não adianta comprar ações dinheiro que você vai logo usar. Por exemplo, se queres comprar um carro então junte o valor desse bem na poupança, sem precisar mexer nos demais investimentos, acho que é o ideal.

    Belo aporte, parabéns! Abração

    ResponderExcluir
  12. Olá Scott!

    Se você não se sente confortável no nível atual de preços do mercado está fazendo o correto, cada um tem sua avaliação. Eu por exemplo concordo com seu ponto de vista, tudo está bem caro e não vejo motivos para tanta euforia prefiro aguardar. Bela disciplina, fazendo aportes sem emprego te admiro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Scott, o seu blog é um dos meus favoritos, li o post a um tempo mas n tinha comentado nda ainda, cara como vc consegue aportar sem trampar? Eu acho que você é com qual eu mais me assemelho, eu to no terceiro ano da facul, idade próx... Essa semana prometo criar um blog p parar de postar como "Anônimo" no de toodo mundo ;) Continue e força garoto que na década de 30 vem nossa aposentadoria ;) abção

    ResponderExcluir
  14. Oi Scott,
    eu andei fazendo umas modificações em meu blog e definir um outro nome para ele, entao acabei que modificando o endereço do blog o que ocasionou em fazer com que o antigo ficasse inabilitado, porisso vou deixar aqui o meu novo endereço para que vc possa mim adicionar novamente, valeu, abraço.
    investidorrealista.blogspot.com

    se sua intenção é fazer uma compra futura continue poupando e depois pode tirar uma parte para compra, eu tb to na mesma situação que vc, comecei agora e ainda vou ter que fazer depois uma reforma futura em minha casa

    ResponderExcluir
  15. Esse negocio não podemos desistir vamos investindo de pouco a pouco chegaremos la

    ResponderExcluir