sábado, 24 de março de 2012

Avaliação de empresas - Dividendos

Estava atualizando meu monitor de empresas, onde observo, Margem de Segurança, Margem Liquida, ROE, Dividas, Liquidez corrente e Lucros, quando me surgiu a dúvida, vale apena acompanhar a evolução de distribuição de dividendos das empresas? E como fazer esse acompanhamento? Através do dividend yeld??


Conto com a ajuda dos amigos investidores! Grande abraço.

5 comentários:

  1. O melhor mesmo é considerar só o LPA (lucro por ação), pois o DPA (dividendo por ação) pode ser enviesado por mudanças no payout que pode mudar sempre que decidido em assembleia.

    Então, para acompanhar fundamento de empresas, os dividendos não servem muito não.

    ResponderExcluir
  2. Holding Scott, eu levo em consideração o DY sim, pois uma empresa com DY=0 só serve para especular.
    Para que vc vai comprar e manter uma ação de uma empresa que não te paga nada se vc manter ela em mãos?
    Eu acho que vc deva levar em consideração tudo o que vc citou, mas um índice que eu olho com muito carinho é o P/VPA (preço da ação / valor patrimonial da ação). Eu não compro uma ação que vale 5 X a empresa que a lastreia....
    Mas vc dele ler com cuidado um balanço. As vezes o lucro em 12 meses é negativo, mas em 3 meses é positivo, o que indica uma reversão, o que é muito bom.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá HS,
    Cara, como você pode ver em meu blog, escrevi a uns tempos atrás que eu vou investir nas empresas que são as boas pagadoras de dividendos dos últimos 5 anos e que tenham um bom histórico.

    Acredito que se você colocar o DY na sua tabela de análise vai ajudar muito. Sou adepto a ter fluxo de caixa, então o DY é um dos fatores mais preponderantes na hora que eu for investir.

    Uta !

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Dividend Maniac, acho que o Yield é importante na hora de comprar, mas depois que comprou vc deve acompanhar somente o LPA para saber se sua empresa está crescendo ou não. Lembrando que se a cotação subir muito e os lucros subirem pouco, o seu Yield vai diminuir, mas nem por isso vc vai receber menos. Mas se vc perceber que o LPA vem diminuindo sistematicamente, talvez seja um bom indicativo pra vc cair fora...

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre levo em consideração os 3 ultimos anos pois acima disso os dados ficam muito distocidos eu analiso sempre:
    P/L
    ROE
    Margem Liquida
    Liquidez Corrente
    DY
    Endividadamento
    Crescimento da Receita
    Um abraço e muita sorte...ja te adicionei...me adicona também.

    ResponderExcluir