quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aluguel de ações

Amigos investidores acabei de colocar minhas ações em disposição para serem alugadas e tentar ganhar alguns centavos a mais para a carteira, rsrsrs    
                                                             
O que vocês acham dessa alternativa?

Abraços, conto com a opinião de todos!
*Crédito da Imagem: Corretora XP

15 comentários:

  1. Não conheço muito esta modalidade HS, vale a pena ?? Quanto que vc ganha com este aluguel ??

    ResponderExcluir
  2. Entaum as taxas variam, mas, na média, representam um adicional de 0,3% a 20% ao ano, pro rata dia, na remuneração do ativo. Tudo depende da procura pelo ativo. Mas como tenho poucas ações nem sei se vou conseguir alugar... Por isso gostaria de saber a opinião dos amigos mais experientes no assunto...
    Mesmo assim achei que pode ser uma boa opção, qualquer $ a mais eh super bem vindo...
    Assim que conseguir alugar qualquer ação posto aqui o quanto eu receber!

    ResponderExcluir
  3. Eu alugo toda a minha carteira de ações. No meu caso é uma boa opção, embora não renda muita coisa. É apenas um dinheiro que pinga em sua conta e ajuda em parte na corretagem. Mas fique atento com os seguintes pontos:

    a). Quando você é o doador (diponibiliza toda a sua carteira ou parte dela para alugar)você fica impedido de vender suas ações quando desejar, caso elas estejam alugadas.
    b). Os rendimentos são muito pouco elevados, com um trade básico você lucraria muito mais. Mas se você quer comprar ações e não vendê-las por um bom período de tempo e também não quer operar esta é uma boa alternativa.
    c). Nem todas as ações você consiguirá alugar. Por exemplo, tenho 10 ações em minha carteira e destas apenas 4 são frequentemente alugadas.
    d). Quando for alugar, aceite a taxa de mercado, caso contrário ficará na fila por um bom tempo. Geralmente o doador não se preocupa muito com o valor da taxa e sim com o tempo em que o papel ficará alugado. Quanto maior o tempo, melhor. Se o mercado desabar e você quiser se desfazer do papel... não tem como.
    e). As ações são suas e assim continuarão, mesmo alugadas, portanto, todos os direitos sobre elas são seus (dividendos, JSCP, desdobramentos, etc).
    f). O imposto sobre o aluguel recebido é descontado na fonte, portanto não se preocupe em calculá-lo.

    Bons investimentos.

    G65

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Valew pelo comentário G65, acredito que essa estratégia sera útil para mim, pois não pretendo vender nenhuma ação e nem fazer nenhum trade!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive experiência com o aluguel de ações mas já li a respeito.
    Já li de diversos investidores, incluindo o colega G65 aí em cima, que a remuneração é baixa mesmo. Mas quem tem a carteira para longo prazo, qualquer dinheiro é bem vindo.
    Porém, caso queira se aventurar mais um pouco, há a alternativa de se fazer lançamento coberto de opções.

    Seguindo sempre com disciplina e determinação!!!

    ResponderExcluir
  7. Entaum AP ja faço lançamento coberto das minhas petr4, e o meu "acessor" da corretora disse que é possível continuar fazendo VC e alugar as ações ao mesmo tempo, sendo assim resolvi deixar minhas ações a disposição para serem alugadas. Como nunca deixei exercer e nem pretendo deixar pois sempre lanço opçoes fora do dinheiro e utilizo stop acredito que não irei ter problema nenhum.

    ResponderExcluir
  8. Não sabia desta. Vou dar uma pesquisada sobre este assunto, pois ainda não acredito que dá para fazer os dois ao mesmo tempo. Se você fizer um lançamento coberto (LC) e a acontecer uma alta no mercado, e quem comprou a opção decida exercer o direito, e a ação estiver alugada, como será?
    Acho estranho. Mesma fazendo o LC há chances de ser exercido. Irei pesquisar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. AP de uma olhada nesse link que vou colocar aqui, lá fala que pode até vender a ação, rsrsrs...
    Até onde sabia LC e Aluguel era duas estratégia que não eram permitidas serem feitas ao mesmo tempo... Só que me garantiram que não teria problema, por isso resolvi disponibilizar as ações para aluguel. Ou será que pode ser uma outra maneira de aluguel de ações?!?!?!? rsrs

    http://www.xpi.com.br/opere/custodia-remunerada.aspx

    ResponderExcluir
  10. Scott,

    acho que há um equívoco. Concordo com AP. Atente ao seguintes fato:

    Você aluga suas ações,portanto, alguém irá utilizá-las para alguma operação e estas ações servirão como garantia quando se opera com derivativos ou até mesmo serão vendidas. Então, como você poderá operá-las se tais ações não estão de fato em seu poder?

    Tanto é que observe a sua custódia quando as ações forem alugadas, elas saem da sua carteira e vão para uma carteira de garantia, ou seja, enquanto estiverem alugadas você não poderá fazer nada.

    Informe-se melhor com sua corretora.

    Bons investimentos

    G65

    ResponderExcluir
  11. Sou um zero à esquerda no assunto de aluguel de ações. Vou acompanhar esses coments, com vocês aprendo bastante. ^^
    Acho interessante, pois quero manter algumas ações em carteira e, como o HS e o AP falou, qualquer dinheiro é bem vindo :D

    Abração a todos

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você sobre alugar as ações HS.
    Pena que fiz meu cadastro na Socopa, e eles não trabalham com aluguel de ações.
    No entanto, acredito que seja uma coisa boa, visto que você vai investir a longo prazo, logo ficará com suas ações por um bom tempo.
    O dinheiro que você ganha do aluguel é igual a uma goteira dentro de um copo, cedo ou tarde ele irá encher e matar sua sede.
    A área dos investimentos, todo o dinheiro por menor que ele seja, é bem vindo.

    ResponderExcluir
  13. Excelente idéia, estou alugando o que posso das minhas. Remuneração é baixíssima, mas pra quem faz buy and hold, é dinheiro de graça.

    Além, é claro, de dar aquele prazer imenso de quando a ação sobe, você ganha a valorização, o aluguel e ainda ri da cara do paspalho que tentou um short.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei sabendo que pode vender sim mesmo tendo a ação em custódia remunerada.

    ResponderExcluir